quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MASCAR, CHEIRAR, INJETAR SÃO COISAS DO PASSADO ! A NOVA ONDA AGORA PELO JEITO É BEBER.

Coca-Colla – Bolívia lança refrigerante de folha de coca

Será que essa moda pega? Consumidor é o que não vai faltar!

da BBC Brasil

O governo boliviano produzirá um refrigerante energizante feito com a folha de coca chamado “Coca Colla”, segundo anunciaram, nesta quarta-feira, o vice-ministro da Coca, Jerónimo Meneses, e o vice-ministro de Desenvolvimento Rural, Víctor Hugo Vázquez.

Meneses mostrou um modelo da garrafa à imprensa local e afirmou que o governo apoia este projeto apresentado pelos produtores da folha de coca da região do Chapare, no departamento (equivalente a Estado) de Cochabamba, no centro do país. “Trata-se de uma iniciativa privada para produzir um energizante com a folha de coca. Mas nos interessa, como Estado, a industrialização da coca”, disse Vázquez.

A intenção do governo do presidente Evo Morales seria formar uma empresa mista com alguma empresa privada, informou a imprensa local. Vázquez lembrou que já existem na Bolívia chás, doces e licores confeccionados com este produto.

Preocupação

A folha de coca é definida como “sagrada” pelos indígenas que tradicionalmente a utilizam em rituais ou para consumo. No entanto, segundo dados das Nações Unidas, a área de cultivo do vegetal, que também pode ser usado para a fabricação de cocaína, teria aumentado no país nos últimos tempos.

Atualmente a produção da folha de coca no território boliviano desperta preocupação tanto de autoridades brasileiras como americanas.

A Polícia Federal brasileira estima que 80% da pasta de cocaína consumida no Brasil seja de origem boliviana. Mas o governo afirma que o combate à plantação ilegal aumentou.

0 comentários: